Sumário: As sociedades recoletoras nómadas do Paleolítico: economia de recoleção e de caça; nomadismo e habitat; a diversificação dos instrumentos e a divisão técnica e sexual do trabalho.
Metas Curriculares
Das sociedades recoletoras às primeiras sociedades produtoras
. Subdomínio
Conhecer e compreender as características das sociedades do Paleolítico
. Objetivo
2. Conhecer e compreender as características das sociedades do Paleolítico
. Descritores de Desempenho
2.1 Relacionar as profundas alterações climáticas com a distribuição geográfica dos primeiros grupos humanos.
2.2 Relacionar a recoleção com o nomadismo.
2.3 Relacionar metodologias de caça de animais de grande porte com a complexificação das interações humanas e com o crescimento da população.
2.4 Identificar os instrumentos fabricados pelo Homem, as respetivas funções e as implicações em termos de divisão técnica e sexual do trabalho.
2.5 Definir "Paleolítico".
2.6 Descrever o modo de vida das primeiras sociedades humanas.
. Aprendizagens essenciais - O aluno deve ficar capaz de:
. AE3 - Compreender a existência de diferentes sentidos de evolução nas sociedades recoletoras/caçadoras e agropastoris, estabelecendo comparações com as sociedades atuais.
. Situação-problema
. Face a uma economia recolectora e de caça, poderiam os homens do Paleolítico ser outra coisa que não nómadas?
. Questões orientadoras
. Em que consistia a recoleção?
. Qual a importância da caça/pesca para o homem do Paleolítico?
. Qual a importância do fabrico de instrumentos para o homem do Paleolítico?
. O que é ser nómada?
. Palavras-Chave
Paleolítico; economia de recoleção; economia de caça; nomadismo
Meus queridos alunos,
Em África sucederam-se períodos de chuva e de seca. Todas estas alterações climáticas provocaram alterações na fauna e na flora obrigando os hominídeos a adaptarem-se. As espécies caçadas e as plantas recolhidas pelos hominídeos foram variando assim como as suas capacidades para a caça: Homo habilis caçava pequenos animais como aves, coelhos, pequenos roedores; Homo erectus já caçava animais de grande porte.
A economia praticada pelos grupos de caçadores-recoletores do Paleolítico era uma economia de recoleção e de não produção, ou seja, os hominídeos alimentavam-se exclusivamente do que a Natureza lhes fornecia: grãos, raízes, frutos, bagas, ovos, mel... caça e pesca. Esta economia recoletora determinou um estilo de vida nómada em que as comunidades deslocavam-se no espaço à procura de alimento, à medida que os recursos alimentares se esgotavam em determinada região.
A caça trouxe inúmeras vantagens a estas primeiras comunidades de hominídeos: desde logo uma maior quantidade de alimento disponível, matérias-primas abundantes para o fabrico de instrumentos, peles para a realização do vestuário e das tendas, tendões usados como "linha" ou "corda", para além de ter uma importância imensa no desenvolvimento da linguagem, porque a estimula e potência, na coordenação, união e coesão do grupo aumentando enormemente a sua capacidade de sobrevivência.
Com Homo sapiens sapiens os instrumentos diversificaram-se e surgiram bifaces sofisticados, arpões, agulhas, anzóis, azagaias e o propulsor, a primeira máquina inventada pelo homem.
A primeira clivagem social surge determinada pelo sexo: as mulheres tratam das crias, apanham bagas, raízes, frutos, mel, folhas, ovos... e os homens caçam e pescam.
O habitat era temporário e precário, feito em abrigos naturais, grutas e cavernas, tendas ou cabanas feitas com troncos, peles, pedras, presas de mamute...
Chamo a vossa atenção para a importância de compreenderem os conceitos de recoleção e de nomadismo e de compreenderem como eles se articulam.
Deixo-vos um pequeno vídeo de apoio às aprendizagens já realizadas e que aborda exatamente a matéria explorada durante a aula quatro e ainda introduz a matéria que será abordada na próxima aula. É curtinho e é muito, muito interessante. Garanto-vos!
Chama-se "Modo de vida no Paleolítico". Vejam-no com atenção.
E deixo-vos ainda um vídeo de 5 minutos sobre a Pré-História. Realizado para miúdos mais pequeninos que vocês, sistematiza de forma muito apelativa e eficaz algumas ideias base sobre toda a Pré-História.
A vida no Paleolítico (Português - 2:35)
Por último deixo-vos uma ficha formativa, chamada B - Paleolítico 2, sobre a economia recoletora, nomadismo e habitat, que deverão fazer, respondendo a todas as perguntas aí colocadas. Se tiverem dificuldades, já sabem, contactem-me via e-mail, chat do facebook... ou na escola, claro!
Bom trabalho e até à aula seis!
Preparem-se. Será sobre arte do Paleolítico.
Nota 1 - Aula revista no ano letivo de 2014/2015 e adaptada às metas curriculares introduzidas pelo MEC.
Nota 2 - Aula revista no ano letivo de 2019/2020 e adaptada às aprendizagens elaboradas pelo ME.
Parabéns pela iniciativa. Já coloquei no meu blog roll e amanhã publico post a divulgar este blogue.
ResponderEliminarSerá que é desta?
ResponderEliminar1, 2, 3...experiência
ResponderEliminarOk, Maria! Ufa! Já consigo comentar!
ResponderEliminarAgradecida pela experiência... eheheh...
Allô...allô...Cristina chamando Anabela
ResponderEliminarcatchapummmmmmmmmmmmm
ResponderEliminarMuitíssimo obrigada pelo apoio, Ramiro. Obrigada por te teres tornado seguidor. Continuo a tentar aliciar os alunos para a História, continuo a tentar dar a volta ao sufoco do drama que é termos somente uma aula semanal de História exactamente com o mesmo programa de quando tínhamos três...
ResponderEliminarBeijos
Ora parece que já acertamos o passo, Maria! Obrigada pela ajuda que me deste, nestas experiências em que eu estive momentaneamente impedida de comentar aqui mesmo no meu blogue... eheheh... este blogger anda um lugar estranho...
ResponderEliminarBeijocas e até mais logo...
Ninguém pode negar que está aqui um excelente trabalho. Oxalá os alunos o aproveitem.
ResponderEliminarMuitíssimo obrigada, Antão! Esperemos que aproveitem todos, sem exceção! Mas não é fácil...
ResponderEliminarPor agora estão verdadeiramente entusiasmados, atentos, bem comportados e a cumprir integralmente o que lhes digo, o que lhes peço... durante as aulas, por vezes, o entusiasmo leva-os a darem saltinhos nas cadeiras e a esticarem o pescoço... para verem melhor... eheheh...
E já os estou a colocar em tutoria de pares - os melhores "adotaram" voluntariamente um coleguinha que vem com negativa do ano anterior.
Esta estratégia, que eu uso para aí há uma década, costuma dar excelentes resultados.
Veremos!
Agradeço-te mais uma vez o apoio.
Votos de excelente trabalho!
Abraço
Cara Anabela, gostava de lhe agradecer pois estes resumos e videos têm me ajudado IMENSO para estudar!!!! Acho que é ótimo uma professora fazer isto pelos seus alunos ;) Eles que aproveitem bem :D
ResponderEliminarMuitíssimo obrigada, Anónimo! Fico contente por te poder ser útil também a ti.
ResponderEliminarQuanto aos meus alunos, a maioria beneficia, não tenho dúvida... mas há sempre uns quantos que... não querem... não querem... não podem... eu sei lá...
Beijinhos, desejo-te um excelente trabalho!
Beijinhos!
Eu descobri agora o seu site e ajudou a relembrar-me do que já dei em tempos. :)
ResponderEliminarAproveito para dar uma opiniao é quanto aos powerpoints... Acho que não devia de usar o preto como fundo, a mim sinceramente fazia-me distrair um pouco.
De resto gostei imenso da forma como expoe as questões, quem me dera a mim que os meus professores na altura fossem assim: dinâmicos.
P.S. Independentemente disso adorava a disciplina de história.
Obrigado e continue,
Ana S. José
Muito obrigada Ana São José pelas palavras de incentivo que me deixa e pela sugestão, que eu registo.
ResponderEliminarNão vou alterar o preto por uma razão que passo a explicar-lhe - quando iniciei este trabalho colocava os fundos a branco e depois alterei um para preto e solicitei a opinião dos meus alunos, que agora estão já no 2º ano da faculdade, muitos eles. A opinião foi unânime em todas as turmas - Preto, professora. É espectacular!
E assim ficou o fundo! :))))))))))))
Espero que possa continuar a acompanhar o meu trabalho, uma vez que me parece que continua a adorar Hhistória!!!
Beijinhos! E obrigada!