Todo o trabalho partilhado neste blogue pode ser visionado, consultado e utilizado, mas, por favor, não apague os créditos de um trabalho que é meu. E não plagie. O plágio é uma prática muito feia. Se entender contactar-me o meu e-mail é anabelapmatias@gmail.com
Agradeço aos autores dos vídeos a sua partilha, generosa, no Youtube. Sem esta partilha, as minhas postagens ficariam mais pobres.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

5.ª Aula - Economia e Habitat no Paleolítico

5.ª Aula - Economia e Habitat no Paleolítico

Sumário: As sociedades recoletoras nómadas do Paleolítico: economia de recoleção e de caça; nomadismo e habitat; a diversificação dos instrumentos e a divisão técnica e sexual do trabalho.

Metas Curriculares

. Domínio

Das sociedades recoletoras às primeiras sociedades produtoras

. Subdomínio

Conhecer e compreender as características das sociedades do Paleolítico

. Objetivo

2. Conhecer e compreender as características das sociedades do Paleolítico

. Descritores de Desempenho

2.1  Relacionar as profundas alterações climáticas com a distribuição geográfica dos primeiros grupos humanos.
2.2  Relacionar a recoleção com o nomadismo.
2.3 Relacionar metodologias de caça de animais de grande porte com a complexificação das interações humanas e com o crescimento  da população.
2.4 Identificar os instrumentos fabricados pelo Homem, as respetivas funções e as implicações em termos de divisão técnica e sexual do trabalho.
2.5 Definir "Paleolítico".
2.6 Descrever o modo de vida das primeiras sociedades humanas.

. Aprendizagens essenciais - O aluno deve ficar capaz de:

. AE3 - Compreender a existência de diferentes sentidos de evolução nas sociedades recoletoras/caçadoras e agropastoris, estabelecendo comparações com as sociedades atuais.

. Situação-problema 

. Face a uma economia recolectora e de caça, poderiam os homens do Paleolítico ser outra coisa que não nómadas?

. Questões orientadoras

. Em que consistia a recoleção?
. Qual a importância da caça/pesca para o homem do Paleolítico?
. Qual a importância do fabrico de instrumentos para o homem do Paleolítico?
. O que é ser nómada?

. Palavras-Chave

Paleolítico; economia de recoleção; economia de caça; nomadismo

Meus queridos alunos,

já sabeis que ao longo do Paleolítico - do grego paleos, antigo e lithus, pedra - o clima alterou-se e sucederam-se períodos de arrefecimento - glaciações - e períodos de aquecimento.
Em África sucederam-se períodos de chuva e de seca. Todas estas alterações climáticas provocaram alterações na fauna e na flora obrigando os hominídeos a adaptarem-se. As espécies caçadas e as plantas recolhidas pelos hominídeos foram variando assim como as suas capacidades para a caça: Homo habilis caçava pequenos animais como aves, coelhos, pequenos roedores; Homo erectus já caçava animais de grande porte.

economia praticada pelos grupos de caçadores-recoletores do Paleolítico era uma economia de recoleção e de não produção, ou seja, os hominídeos alimentavam-se exclusivamente do que a Natureza lhes fornecia: grãos, raízes, frutos, bagas, ovos, mel... caça e pesca. Esta economia recoletora determinou um estilo de vida nómada em que as comunidades deslocavam-se no espaço à procura de alimento, à medida que os recursos alimentares se esgotavam em determinada região.

A caça trouxe inúmeras vantagens a estas primeiras comunidades de hominídeos: desde logo uma maior quantidade de alimento disponível, matérias-primas abundantes para o fabrico de instrumentos, peles para a realização do vestuário e das tendas, tendões usados como "linha" ou "corda", para além de ter uma importância imensa no desenvolvimento da linguagem, porque a estimula e potência, na coordenaçãounião e coesão do grupo aumentando enormemente a sua capacidade de sobrevivência.
Com Homo sapiens sapiens os instrumentos diversificaram-se e surgiram bifaces sofisticados, arpões, agulhas, anzóis, azagaias e o propulsor, a primeira máquina inventada pelo homem.
A primeira clivagem social surge determinada pelo sexo: as mulheres tratam das crias, apanham bagas, raízes, frutos, mel, folhas, ovos... e os homens caçam e pescam.
O habitat era temporário e precário, feito em abrigos naturais, grutas e cavernas, tendas ou cabanas feitas com troncos, peles, pedras, presas de mamute...

A apresentação em PowerPoint explorada em contexto de sala de aula chama-se C - Economia e habitat no Paleolítco. Revejam-na. Mais uma vez, relembro-vos da importância dos TPC. Já sabeis... são "sagrados". Passem a informação pertinente para o vosso portefólio.
Chamo a vossa atenção para a importância de compreenderem os conceitos de recoleção e de nomadismo e de compreenderem como eles se articulam.

Deixo-vos um pequeno vídeo de apoio às aprendizagens já realizadas e que aborda exatamente a matéria explorada durante a aula quatro e ainda introduz a matéria que será abordada na próxima aula. É curtinho e é muito, muito interessante. Garanto-vos!

Chama-se "Modo de vida no Paleolítico". Vejam-no com atenção.



E deixo-vos ainda um vídeo de 5 minutos sobre a Pré-História. Realizado para miúdos mais pequeninos que vocês, sistematiza de forma muito apelativa e eficaz algumas ideias base sobre toda a Pré-História.

A vida no Paleolítico (Português - 2:35)

Por último deixo-vos uma ficha formativa, chamada B - Paleolítico 2, sobre a economia recoletora, nomadismo e habitat, que deverão fazer, respondendo a todas as perguntas aí colocadas. Se tiverem dificuldades, já sabem, contactem-me via e-mail, chat do facebook... ou na escola, claro!
Bom trabalho e até à aula seis!

Preparem-se. Será sobre arte do Paleolítico.

Nota 1 - Aula revista no ano letivo de 2014/2015 e adaptada às metas curriculares introduzidas pelo MEC.

Nota 2 - Aula revista no ano letivo de 2019/2020 e adaptada às aprendizagens elaboradas pelo ME.

14 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa. Já coloquei no meu blog roll e amanhã publico post a divulgar este blogue.

    ResponderEliminar
  2. Ok, Maria! Ufa! Já consigo comentar!
    Agradecida pela experiência... eheheh...

    ResponderEliminar
  3. Allô...allô...Cristina chamando Anabela

    ResponderEliminar
  4. Muitíssimo obrigada pelo apoio, Ramiro. Obrigada por te teres tornado seguidor. Continuo a tentar aliciar os alunos para a História, continuo a tentar dar a volta ao sufoco do drama que é termos somente uma aula semanal de História exactamente com o mesmo programa de quando tínhamos três...
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Ora parece que já acertamos o passo, Maria! Obrigada pela ajuda que me deste, nestas experiências em que eu estive momentaneamente impedida de comentar aqui mesmo no meu blogue... eheheh... este blogger anda um lugar estranho...
    Beijocas e até mais logo...

    ResponderEliminar
  6. Ninguém pode negar que está aqui um excelente trabalho. Oxalá os alunos o aproveitem.

    ResponderEliminar
  7. Muitíssimo obrigada, Antão! Esperemos que aproveitem todos, sem exceção! Mas não é fácil...
    Por agora estão verdadeiramente entusiasmados, atentos, bem comportados e a cumprir integralmente o que lhes digo, o que lhes peço... durante as aulas, por vezes, o entusiasmo leva-os a darem saltinhos nas cadeiras e a esticarem o pescoço... para verem melhor... eheheh...
    E já os estou a colocar em tutoria de pares - os melhores "adotaram" voluntariamente um coleguinha que vem com negativa do ano anterior.
    Esta estratégia, que eu uso para aí há uma década, costuma dar excelentes resultados.
    Veremos!
    Agradeço-te mais uma vez o apoio.
    Votos de excelente trabalho!
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Cara Anabela, gostava de lhe agradecer pois estes resumos e videos têm me ajudado IMENSO para estudar!!!! Acho que é ótimo uma professora fazer isto pelos seus alunos ;) Eles que aproveitem bem :D

    ResponderEliminar
  9. Muitíssimo obrigada, Anónimo! Fico contente por te poder ser útil também a ti.
    Quanto aos meus alunos, a maioria beneficia, não tenho dúvida... mas há sempre uns quantos que... não querem... não querem... não podem... eu sei lá...
    Beijinhos, desejo-te um excelente trabalho!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  10. Eu descobri agora o seu site e ajudou a relembrar-me do que já dei em tempos. :)
    Aproveito para dar uma opiniao é quanto aos powerpoints... Acho que não devia de usar o preto como fundo, a mim sinceramente fazia-me distrair um pouco.
    De resto gostei imenso da forma como expoe as questões, quem me dera a mim que os meus professores na altura fossem assim: dinâmicos.
    P.S. Independentemente disso adorava a disciplina de história.


    Obrigado e continue,
    Ana S. José

    ResponderEliminar
  11. Muito obrigada Ana São José pelas palavras de incentivo que me deixa e pela sugestão, que eu registo.
    Não vou alterar o preto por uma razão que passo a explicar-lhe - quando iniciei este trabalho colocava os fundos a branco e depois alterei um para preto e solicitei a opinião dos meus alunos, que agora estão já no 2º ano da faculdade, muitos eles. A opinião foi unânime em todas as turmas - Preto, professora. É espectacular!
    E assim ficou o fundo! :))))))))))))
    Espero que possa continuar a acompanhar o meu trabalho, uma vez que me parece que continua a adorar Hhistória!!!
    Beijinhos! E obrigada!

    ResponderEliminar