Todo o trabalho partilhado neste blogue pode ser visionado, consultado e utilizado, mas, por favor, não apague os créditos de um trabalho que é meu. E não plagie. O plágio é uma prática muito feia. Se entender contactar-me o meu e-mail é anabelapmatias@gmail.com
Agradeço aos autores dos vídeos a sua partilha, generosa, no Youtube. Sem esta partilha, as minhas postagens ficariam mais pobres.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

13ª Aula - Protestantismo, Reforma e Contra Reforma

13ª Aula - Protestantismo, Reforma e Contra Reforma

Sumário: A crise na Igreja. Contestação e rutura. O Luteranismo, o Calvinismo e o Anglicanismo. A reforma católica e a contra-reforma.

Chegados ao século XV, vamos encontrar uma igreja católica muito afastada dos princípios pregados por Jesus Cristo e pelos primeiros apóstolos, norteadores do Cristianismo primitivo. Ao longo dos séculos a Igreja acumulara riquezas incomensuráveis e um poder incrível e muitos membros da Igreja viviam mais preocupados com a vida terrena do que com a vida espiritual, rodeados de luxo e ostentação, envolvidos em casos de corrupção e promiscuidade que se traduziam em compras e vendas de cargos, para além do analfabetismo ainda existente no baixo clero. Para complicar ainda mais a situação da Igreja, não se esqueçam que entre 1378 a 1417 temos o Grande Cisma do Ocidente, período em que coexistiram dois papas.
Erasmo de Roterdão escreveu, entre outras, uma obra muito importante chamada "O elogio da loucura" em que teceu fortes críticas à Igreja católica e apelou à reforma da igreja, mas sem êxito.
Em 1515, o papa Leão X, precisando de dinheiro para terminar a basílica de S. Pedro, fez a Bula das Indulgências em que trocava o perdão dos pecados por contribuições pecuniárias dos crentes, para a mais importante construção da cristandade - a basílica de S. Pedro, em Roma.
Em 1517, Martinho Lutero publicou as "Noventa e cinco teses contra as indulgências". Leão X reagiu, redigindo uma bula em que ameaça Martinho Lutero de excomunhão. Martinho Lutero queima-a publicamente num gesto de desafio à autoridade papal
A Igreja mostrava-se incapaz de se reformar e Martinho Lutero, protegido por importantes príncipes alemães, fundou uma nova religião, protestante, porque dos que protestam, chamada Luteranismo, com princípios um pouco diferentes dos católicos. Para os luteranos a salvação eterna conquista-se unicamente pela fé, e não pelas obras e conquista-se sem a intervenção do clero. Os luteranos têm apenas um livro sagrado que é a Bíblia e só mantêm dois sacramentos - batismo e comunhão, para além de reduzirem a culto a Deus.
O Calvinismo surge com João Calvino em 1536 e esta nova religião protestante defendia que só obtinha a salvação quem estava predestinado por Deus para essa mesma salvação.
Em 1543, em Inglaterra, Henrique VIII funda a religião anglicana da qual é o seu chefe supremo, mas mantendo o cerimonial e a hierarquia católica.
Em 1545 tem início o Concílio de Trento que procura reformar a igreja por dentro. Confirma que a salvação da alma advém da fé e das obras. Mantém que as fontes continuam a ser a Bíblia e as tradições da Igreja. Mantém os sete sacramentos: batismo, crisma, eucaristia, reconciliação, unção aos enfermos, ordem e matrimónio. Continua a defender os grandes cerimoniais como forma de impressionar os crentes mas determina a criação de seminários com vista a uma melhor preparação dos seus membros.
A Contra-Reforma procurou suster as ideias protestantes´o que foi tentado por vários meios.
A Companhia de Jesus foi fundada em 1540 por Inácio de Loiola e a ação dos jesuítas fez-se sentir em todo o mundo conhecido. De notar que os jesuítas desempenharam um importantíssimo papel no Brasil, na evangelização e cristianização dos indígenas mas eram opositores do espírito crítico, ministrando um saber escolástico, o que contribuiu para o atraso verificado na Península Ibérica.
A Inquisição era um tribunal que julgava crimes relacionados com a religião, heresias e outros cultos que não o católico. Este tribunal perseguia, julgava e condenava os suspeitos de práticas não conformes com as práticas católicas. Muito ativo em Espanha a partir de 1478 e em Portugal a partir de 1536 os judeus vão ser um alvo preferencial, muitas vezes condenados à morte pelo fogo, queimados vivos na praça pública.
Em 1492 os reis católicos expulsaram os judeus de Espanha e em 1496 o nosso rei D. Manuel segue-lhes os passos.
A expulsão dos judeus contribui, também, para o atraso de Portugal e de Espanha.
A Igreja Católica cria o Índex que era uma lista de livros proibidos e dela faziam parte todos os livros que divulgassem conteúdos contrários aos ensinamentos da Igreja Católica que deveriam ser queimados.

A apresentação em PowerPoint está na minha página de recursos com o nome N - A Reforma Protestante. Não deixem de a consultar.

E não deixem de ver os dois vídeos sobre este período da História da Humanidade que selecionei para vocês.




Sem comentários:

Enviar um comentário