Todo o trabalho partilhado neste blogue pode ser visionado, consultado e utilizado, mas, por favor, não apague os créditos de um trabalho que é meu. E não plagie. O plágio é uma prática muito feia. Se entender contactar-me o meu e-mail é anabelapmatias@gmail.com
Agradeço aos autores dos vídeos a sua partilha, generosa, no Youtube. Sem esta partilha, as minhas postagens ficariam mais pobres.

sábado, 24 de setembro de 2011

2.ª, 3.ª e 4.ª Aulas - Portefólio de História e Hominização

Diapositivos Aulas 7.º Ano - Anabela Matias de Magalhães

2.ª, 3.ª e 4.ª Aulas - Portefólio de História e Hominização

2.ª , 3.ª Aulas - Sumário: O portefólio de História e a sua importância. Guião de organização de um portefólio.

Meus queridos alunos,

já podem aceder à apresentação em PowerPoint intitulada AA - Portefólio de História.
Esta apresentação, que já foi explorada em contexto de sala de aula, serve para orientar o vosso trabalho de organização de um importante elemento que será alvo de avaliação e que será por vós construído ao longo deste ano letivo.
Espero que esta partilha vos possa ajudar a melhorar os resultados escolares a História... e, quem sabe, a outras disciplinas!

4.ª Aula - Sumário: As origens da Humanidade e o processo de Hominização: bipedia e verticalidade; o fabrico e a diversificação de instrumentos, o domínio do fogo e da linguagem verbal, momentos cruciais da hominização. A expansão dos hominídeos.

Metas Curriculares

. Domínio/Tema A

Das sociedades recoletoras às primeiras civilizações

. Subdomínio

Das sociedades recoletoras às primeiras sociedades produtoras

. Objetivo

1. Conhecer o processo de hominização

. Descritores de Desempenho

1.1 - Localizar as regiões do mundo onde foram encontrados os primeiros vestígios dos processos de diferenciação da espécie humana, sublinhando a origem africana da Humanidade.
1.2 - Reconhecer a proximidade do aparecimento do Homem no planeta quando comparado com a história da Terra.
1.3 - Identificar as principais fases da evolução desde o Australopithecus ao sapiens sapiens, realçando a lentidão do processo.
1.7- Reconhecer o fabrico de instrumentos, o domínio do fogo e da linguagem verbal como conquistas fundamentais no processo de hominização.

. Aprendizagens essenciais - O aluno deve ficar capaz de:

AE2 - Reconhecer no fabrico de instrumentos e no domínio sobre a natureza momentos cruciais no desenvolvimento da Humanidade

. Situações-problema

. Seria possível sermos o que somos hoje, sem as contribuições dos nossos antepassados?
. Do ponto de vista biológico todos os seres humanos pertencem à ordem dos Primatas, família dos Hominídeos, género Homo e à espécie sapiens sapiens?

. Questões orientadoras 

. O que entendes por hominização?
. Qual o continente berço da Humanidade?
. Quais as etapas mais importantes do processo de hominização?
. Quais as conquistas mais importantes?

. Palavras-Chave

Teoria Evolucionista; hominização; hominídeos; bipedia; verticalidade; fabrico de instrumentos; uso e fabrico do fogo

Meus caros alunos,

hoje deixo-vos o link para a apresentação em PowerPoint que explorámos na aula, chamada B - A Evolução do Homem e que aborda a antiguidade da Terra, que conta com cerca de 4,5 mil milhões de anos.
"Somente" há cerca de 20 milhões o clima, em África, sofreu alterações assinaláveis, tornou-se progressivamente mais seco o que provocou o desaparecimento da floresta primitiva e o aparecimento da savana, obrigando fauna e flora a adaptarem-se.
Esta adaptação também ocorreu com alguns primatas e a esse processo de evolução física e mental, que conduziu ao homem actual, chamamos hominização.
Notem que as primeiras conquistas, feitas pelos primeiros hominídeos, muitíssimo lentas pois realizadas ao longo de milhões de anos, foram absolutamente determinantes para sermos hoje o que/como somos.
Tenham atenção aos diferentes conceitos de bipedia e de verticalidade, lembrem-se do exemplo da galinha que, sendo bípede, não conquistou a verticalidade, compreendam a importância do surgimento do fabrico de instrumentos, com Homo habilis, compreendam que desde aí o Homem não mais deixou de fabricar tudo aquilo que lhe pareceu necessário e/ou útil, compreendam a importância da conquista do fogo, com Homo erectus, o fogo como fonte de calor, de luz, de proteção face aos ataques dos animais selvagens, seus predadores, como auxiliar do aperfeiçoamento de instrumentos, como possibilitador da cozedura dos alimentos, o fogo como agregador de toda uma comunidade, compreendam o passo imenso no distanciamento face aos outros animais quando o Homem de Neanderthal iniciou o sepultamento dos mortos, comprovativo duma espiritualidade e duma humanização crescentes e acompanhem os primeiros passos de Homo sapiens sapiens, o criador da arte que povoou todos os continentes.

Não se esqueçam de fazer os TPC. Podem nem vos parecer muito relevantes mas asseguro-vos que o são. São muito importantes até para o amadurecimento da vossa língua materna, a língua portuguesa, cujo domínio é necessário para nos entendermos, aqui no retângulo... e fora dele também.

Deixo-vos alguns vídeos que selecionei, de entre os muitos que existem no Youtube, sobre esta matéria. O primeiro, da autoria de Núria Inácio, resume o conteúdo desta segunda aula que versou sobre a Hominização.
Os vídeos seguintes completam e aprofundam alguns aspetos já referidos e explorados na sala de aula. Vejam-nos. São, por norma, vídeos curtinhos que se vêem com muito agrado. Há alguns em inglês, para que possam também aprofundar o domínio desta língua e os últimos estão em espanhol, o que é particularmente interessante para se familiarizarem com uma língua muitíssimo parecida com a nossa e que tem uma raiz comum - o latim.
Hominização (Inglês 3:47)
A Hominização (Português 10:51)

A Evolução do Ser Humano (Inglês 3:14)

A Evolução do Ser Humano (Inglês 4:30)

A Evolução do Ser Humano (Espanhol - 4:52)

Comparação da locomoção do chimpanzé, Lucy e Homem actual - (1:59)

Reconstruindo Lucy (1:28)

Homo Habilis, fabrico de instrumentos e consumo de carne/tutano - (Inglês 3:22)

Homo habilis e o fabrico de instrumentos (Espanhol 3:15)

Homo erectus - o domínio e o fabrico do fogo (Espanhol 5:04)


Duas notas sobre o conteúdo do próximo vídeo:

Nota 1 - À luz do conhecimento actual, neanderthal e sapiens sapiens cruzaram-se e nós temos uma pequenina parte do seu ADN no nosso.
Nota 2 - À luz do conhecimento actual, nós descendemos todos de um grupo que saiu de África e povoou todos os continentes.

As origens da Humanidade - (1/3 - Espanhol 1:29:40)

A evolução do Homem - Português (4:02)

Evolução do Homem animada - (1:37)

Por último, deixo-vos uma ficha formativa, chamada A - Paleolítico, sobre o processo de Hominização, que deverão fazer. Se tiverem dificuldades, contactem-me.
Bom trabalho e até à próxima aula!

Nota 1 - Aulas revistas no ano letivo de 2014/2015 e adaptadas atendendo às metas curriculares introduzidas pelo MEC.

Nota 2 - Aulas revistas no ano letivo de 2019/2020 e adaptadas atendendo às aprendizagens essenciais introduzidas pelo MEC.

17 comentários:

  1. Anabela
    Qualquer escorpião, mesmo adepto do caos, organizacionalmente falando, é sempre p'ra frente. E força!

    ResponderEliminar
  2. Anabela!!!
    És mesmo hiperativa!!
    Isto é que é trabalho. Será que não dormes, não comes..?
    Mas mesmo ontem o blog estava tão longe de hoje...Xiiiiii.
    Beijos
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, Miguel, pelo apoio que aqui me deixas! Tu sabes do que a casa gasta, na organização ou no caos, p`ra frente é que é o caminho!
    Beijocas! E fica bem!

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho dito que sou... preciso de fazer coisas novas, constantemente... eheheh... sou irrequieta e insatisfeita...
    Parido há uns dias, hoje apresentei-o ao Mundo. Espero que o MEC me deixe com tempo suficiente para levar o bebé a bom termo... eheheh...
    Beijocas, Maria, agradeço-te a companhia, agora por aqui também...

    ResponderEliminar
  5. Oi Anabela
    adorei este blog, vou segui-lo e vou utilizar alguma material para as minhas aulas de 7º ano pode ser?
    Está um espectaculo!adorei, sempre novidades, novas formas de estimular os miudos,enfim um bauzinho de coisas boas! Maravilha! Parabéns ,mil vezes parabéns está fantástico,muito acessivel, apetecivel e muito motivante,quer para os professores de História ,quer para os miúdos. E aquela ideia de colocar na ficha logo a correção por baixo tb muito boa ideia.
    Eu depois vou dando algum feedback das aprendizagens . Este ano tenho 4 turmas de 7º ano,as outras 3 sãõ Cef perde-se um tempo imenso a pesquisar material e a prepara-lo por isso este blogue caiu do ceu deixa-me mais tempo para os outros. Obrigada mais uma vez e um bom ano lectivo

    ResponderEliminar
  6. Olá Isabel! Deixas-me contente por te poder ser útil! Serve-te à vontade. Engraçado, este ano temos as duas 7ºs, eu cinco turmas, e CEF, eu duas turmas... eheheh
    Conheces a minha página de recursos para os CEF? Ainda publiquei pouca coisa, que o tempo nunca me chega para tudo o que eu desejo fazer... mas, enfim, já lá estão algumas apresentações para alguns módulos.
    Excelente ano! Vamos falando!

    ResponderEliminar
  7. Olá Anabela! Este blog é uma autêntica maravilha! Muitos parabéns, és extraordinária!
    Como sou um adepto das novas tecnologias, tenho seguido religiosamente a Escola Virtual da Porto Editora. No entanto, como a do 7.º ano não me satisfaz plenamente e eu este ano tenho 2 turmas desse nível de escolaridade, espero que não te importes que utilize algum do teu material. Pode ser?
    Força, não desistas!
    Bjnhs cheios de admiração!!!

    ResponderEliminar
  8. Olá Domingos! Bons olhos te vejam por aqui!
    Mas é claro que não me importo, é até uma honra ver o meu ilustre colega interessado no meu bloguito que reflete... um pouco... eheheh... as minhas aulas.
    Faltam as réplicas de instrumentos líticos, de vénus... vou melhorando as minhas aulas a cada ano que passa, assim me deixe o MEC. Grrrr...
    Beijinhos e muito obrigada pelo teu comentário que me dá alento para continuar.

    ResponderEliminar
  9. Olá Anabela. Parabéns pelo trabalho! Espero que não se importe que utilize alguns vídeos sobre a hominização na minha aula de 7º ano. O meus cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. Olá Marco!
    Obrigada pelas tuas palavras de incentivo ao meu trabalho. Quanto ao usares os vídeos, estás à vontade. Eu própria os uso, eles não são da minha autoria, mas estão disponíveis no Youtube, sendo que eu apenas "perco" um bom bocado do meu tempo a fazer a sua seleção.
    Por acaso vou ver se hoje mesmo entro em contcto com um dos autores, que sei ser nosso colega de História, argentino, para lhe agradecer a generosidade da partilha.
    Votos de excelente trabalho e dispõe!
    Abraço

    ResponderEliminar
  11. roselene_honorato@hotmail.com23 de março de 2014 às 14:24

    Anabela parabéns pela sua dedicação.....estou muito feliz que exista educadores como você, e você é um exemplo para que eu me esforce e também seja uma boa profissional, estou no 3º semestre do curso de História.
    Muito obrigada!!!

    ResponderEliminar
  12. Anabela, parabéns pela sua dedicação, você é um exemplo para que eu me esforce, derrube barreiras e seja uma professora competente como você.
    Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  13. Só agora vi que a deixei sem resposta, Roselene! Muito obrigada pelas suas generosas palavras! Babei... continuemos, pois, o trabalho!
    Beijo grande daqui para aí!

    ResponderEliminar
  14. Anabela,
    Obrigadíssima pela partilha.
    Vou usar. :)
    Beijinhos,
    Ana

    ResponderEliminar
  15. Acabei de conhecer o seu blog, e devo dizer-lhe que estou a apreciar bastante. Sou colega de História, e sei bem o trabalho que teve na sua realização. Mesmo para escolher os vídeos - obedeceu a uma criteriosa seleção. Vou continuar a segui-lo, e se não se importa, irei também selecionar alguns vídeos e colocá-los no facebook da biblioteca da minha escola - Maria Veleda Biblioteca, em Stº António dos Cavaleiros.
    Muito obrigada - Ana Mª Paiva

    ResponderEliminar
  16. Grata pelas suas palavras, Ana Gândara! É verdade que estão aqui milhares de horas de trabalho, feito sempre com um imenso gosto, pois claro! Fico contente por lhe poder ser útil e por me ter dito que gostou deste blogue e dos recursos que seleccionei para partilhar.
    Beijinhos e excelente ano lectivo!

    ResponderEliminar