Todo o trabalho partilhado neste blogue pode ser visionado, consultado e utilizado, mas, por favor, não apague os créditos de um trabalho que é meu. E não plagie. O plágio é uma prática muito feia. Se entender contactar-me o meu e-mail é anabelapmatias@gmail.com
Agradeço aos autores dos vídeos a sua partilha, generosa, no Youtube. Sem esta partilha, as minhas postagens ficariam mais pobres.

sábado, 28 de janeiro de 2012

15ª Aula - Grécia - Atenas no Século V a.C. - Política, Religião e Cultura

15ª Aula - Grécia - Atenas - Política, Religião e Cultura

Sumário: O surgimento da democracia em Atenas: orgãos do poder e limitações do regime democrático.
A religião: deuses e culto.
A cultura: o teatro, a filosofia, a história e a oratória

Meus queridos alunos, lembram-se que iniciámos a aula pela descodificação de uma palavra que utilizamos frequentemente na atualidade e que é a palavra democracia, do grego, dêmos, que significa povo, mais kratos, poder, literalmente poder do povo.
Este foi o regime político criado em Atenas, consolidado pelas leis de Sólon que decretou a igualdade para todos os homens livres, pelas leis de Clístenes que dividiu a península da Ática, área que integrava a cidade estado de Atenas, em 100 demos, ou áreas admnistrativas que por sua vez estavam agrupadas em 10 tribos de onde saíam os cidadãos que governavam a cidade e ainda pelas leis de Péricles que criou um subsídio para todos os cidadãos que desempenhassem um cargo político, o que possibilitou a entrada na política ativa, desempenhando cargos, a cidadãos com poucos recursos.
Existiam vários órgãos de poder em Atenas, entre eles a Eclésia, ou Assembleia do Povo, que se reunia na Pnix e onde, teoricamente, podiam participar todos os cidadãos, intervindo por tempo determinado, contado por um relógio de água e/ou votando as leis, normalmente de braço no ar, que eram preparadas na Bulé. A Eclésia decidia a paz, a guerra, as condenações ao ostracismo, castigo para quem colocasse em perigo a democracia ateniense e que consistia no exílio, expulsão por 10 anos da cidade e ainda elegia os 10 estrategos que comandavam o exército, a marinha e administravam a cidade, fazendo cumprir as leis.
A Bulé era constituída por 500 cidadãos sorteados à razão de 50 por tribo, eram 10 tribos, não se esqueçam. A sua função consistia na preparação dos projetos lei para serem aprovados na Eclésia.
Existiam dois tribunais, o Helieu, para crimes mais correntes de infração às leis da cidade e o Areópago destinado ao julgamento de crimes mais graves como homicídio ou crimes ligados a questões religiosas.
Existiam ainda 10 arcontes que presidiam aos tribunais e organizavam o culto aos deuses.
Não se esqueçam que a democracia grega, sendo direta, era imperfeita e limitada pois muito embora todos os cidadãos pudessem participar na vida política da cidade votando diretamente as leis, não era pois como na nossa democracia atual em que elegemos quem depois, indiretamente, vota as leis por nós, a verdade é que só um pequena minoria dos habitantes da cidade participava na vida política de Atenas pois metecos, mulheres e escravos, a maioria dos seus habitantes, estava completamente excluída não podendo os seus membros eleger nem ser eleitos para qualquer cargo. Não se esqueçam também da limitação de mandatos na Grécia... o poder pode corromper, não é assim?
Quanto à religião, já sabeis que vigorava o politeísmo já que os gregos adoravam muitos deuses. Moradores no monte Olimpo, os deuses gregos amavam, odiavam como os humanos mas eram possuidores de poderes sobrenaturais e eram imortais, características que os afastavam do comum dos mortais. Alguns exemplos mais conhecidos são Zeus, o deus dos deuses, Dioniso, o deus do vinho e da embriaguez, Atena, a deusa da arte da guerra e da sabedoria, Apolo, deus do sol, das artes, Hermes, deus das viagens e do comércio, Afrodite, deusa da beleza e do amor... e tantos tantos outros...
Cada cidade-estado tinha os seus deuses protetores e o culto fazia-se em casa, nos templos ou em santuários realizados para os efeitos, por exemplo Olímpia, onde se realizavam os jogos olímpicos e Delfos onde a sacerdotiza Pítia adivinhava o futuro. O culto consistia em oferendas de comida e vinho, sacrifícios de animais, flores e orações. Os gregos veneravam ainda os heróis, de origem semi divina e que tinham praticado feitos extraordinários.
Relativamente à cultura grega já sabeis que nós hoje em dia somos-lhe profundamente devedores. Devemos-lhe a História, não se esqueçam dos principais historiadores gregos Heródoto, considerado o pai da História e Tucídides; a Filosofia, do grego filos, amigo, mais sofia, sabedoria, com nomes tão importantes como Sócrates, Platão e Aristóteles; a Oratória, a arte de bem falar, de bem discursar, indispensável ao debate político que se realizava em Atenas; e o Teatro, inventado nas festas em honra de Dioniso, primeiro as tragédias, apelando ao choro, depois as comédias, apelando ao riso, era sempre representado por homens caracterizados com vestuário adequado e máscaras. Da observação das peças teatrais só estavam excluídos os escravos.

Deixo-vos ficar o link para a aula M - Grécia - Atenas - política, religião e cultura que deveis rever com atenção e passar para os vossos portefólio para manterem a matéria ordenada e organizada para que os estudo se faça de forma profícua.
Deixo-vos ainda o link para a ficha formativa - J - Grécia 2 que podeis e deveis fazer.
Quanto aos vídeos prometo colocá-los logo que possível, ok?
Votos de excelente trabalho.

7 comentários:

  1. Em nome do blogue "Memória com.História",deixo as nossas sinceras felicitações pela vitória obtida no concurso organizado pelo Aventar.
    Um abraço
    JMV

    ResponderEliminar
  2. Muitíssimo obrigada José! Parabéns também para vocês pelo excelente trabalho realizado no Memória com História do qual já sou seguidora!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Fico conteeeeente por te ser útil!!!!
    Bom trabalho!

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada ajudou na pesquisa da Escola 'HEHE'

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigado ajudou-me imenso.
    Eu tornei-me agora um aluno de nível 5.

    ResponderEliminar
  6. Fico contente por te ter ajudado, Anónimo! Força! Votos de excelente trabalho!

    ResponderEliminar