Todo o trabalho partilhado neste blogue pode ser visionado, consultado e utilizado, mas, por favor, não apague os créditos de um trabalho que é meu. E não plagie. O plágio é uma prática muito feia. Se entender contactar-me o meu e-mail é anabelapmatias@gmail.com
Agradeço aos autores dos vídeos a sua partilha, generosa, no Youtube. Sem esta partilha, as minhas postagens ficariam mais pobres.

sábado, 3 de março de 2012

20ª Aula - Roma - Sociedade, Instituições Políticas e Religião

20ª Aula - Roma - Sociedade, Instituições Políticas e Religião

Sumário: A sociedade romana. As instituições políticas. A religião

A sociedade romana dividia-se em privilegiados, de que faziam parte os membros que integravam a ordem senatorial composta pelos mais ricos, grandes proprietários de terras que ocupavam os mais altos cargos da administração e do exército e que tinham de possuir uma fortuna superior a um milhão de sestércios, só eles é que podiam ser nomeados para o senado e os membros da ordem equestre, os cavaleiros, com uma fortuna superior a 400 mil sestércios, dedicavam-se ao comércio e ocupavam cargos intermédios na administração. Temos ainda os não privilegiados, de longe a maioria, que integrava a plebe urbana e rural, cidadãos, homens livres, que podiam ser pequenos proprietários de terras, camponeses, artesãos, pequenos comerciantes ou indigentes que viviam na dependência de famílias ricas ou mesmo do imperador e temos ainda os libertos, antigos escravos libertados cujos filhos adquiriam o direito de cidadania e eram livres, é claro, e os escravos que eram propriedade de um dono e eram considerados coisas.
A partir de 27 a. C surge uma nova forma de governo que sucede à República - o Império. O primeiro imperador é Octávio César Augusto e os imperadores têm poderes alargados - políticos, militares, financeiros, judiciais e religiosos e são divinizados após a morte.
Quanto à religião, os romanos são politeístas, numa próxima aula vamos ver a implantação do Cristianismo no império romano, adoram muitos deuses e têm até muita facilidade em incorporar cultos dos povos conquistados, dos gregos, dos egípcios, até dos persas. Os romanos praticam o culto doméstico dirigido pelo pater famílias, o culto público, dirigido por sacerdotes ou sacerdotisas, praticam a adivinhação através da observação das vísceras dos animais, faziam promessas e sacrifícios aos deuses.
A herança romana está bem presente ainda hoje na língua que falamos, o português, e que derivada do latim, assim como o francês, o romeno, o espanhol e o italiano, no direito de muitos países ocidentais que derivam do direito romano, nas técnicas construtivas que nos influenciaram até aos dias de hoje em que utilizamos elementos arquitetónicos usados pelos romanos como o arco de volta perfeita, a abóbada de berço e a  cúpula, está presente no urbanismo, na arte, no cristianismo, na numeração romana que ainda hoje é usada.

Deixo-vos o link para a apresentação em PowerPoint intitulada P - Sociedade, instituições políticas e religião e ainda para a ficha formativa que podeis resolver em N - Roma 2.

E deixo-vos ainda uns vídeos que complementarão, por certo, esta aula.
Os primeiros são fabulosas visitas virtuais a casas romanas. Não deixem de ver.











Um "take-away" pompeiano.



E deixo-vos ainda um segundo vídeo, curtinho, que nos mostra uma reconstrução virtual de Pompeia. Não percam!



E ainda uma reconstituição das Termas de Caracala.



E ainda o Coliseu de Roma em 3D.


Bom trabalho!

1 comentário:

  1. Muitíssimo obrigada pelas suas palavras de incentivo ao meu trabalho que, não sendo muito habituais no nosso país, demonstram um carinho e um cuidado pelo outro, neste caso por mim que sou a autora/tratadora deste trabalho/blogue/página de recursos, que não deixo de registar e anotar.
    Enrosquei-me nas suas palavras. Gosto muito de me sentir útil à comunidade da qual faço parte integrante... é "defeito" meu, por certo!
    De resto, espero que o meu trabalho possa continuar a ter utilidade. Assim faz sentido a minha vida.
    Beijinho e votos de excelente fim-de-semana e de excelente trabalho para os seus filhos!

    ResponderEliminar