Todo o trabalho partilhado neste blogue pode ser visionado, consultado e utilizado, mas, por favor, não apague os créditos de um trabalho que é meu. E não plagie. O plágio é uma prática muito feia. Se entender contactar-me o meu e-mail é anabelapmatias@gmail.com
Agradeço aos autores dos vídeos a sua partilha, generosa, no Youtube. Sem esta partilha, as minhas postagens ficariam mais pobres.

sábado, 3 de março de 2012

20ª Aula - Roma - Sociedade, Instituições Políticas e Religião

20ª Aula - Roma - Sociedade, Instituições Políticas e Religião

Sumário: A sociedade romana. As instituições políticas. A religião

A sociedade romana dividia-se em privilegiados, de que faziam parte os membros que integravam a ordem senatorial composta pelos mais ricos, grandes proprietários de terras que ocupavam os mais altos cargos da administração e do exército e que tinham de possuir uma fortuna superior a um milhão de sestércios, só eles é que podiam ser nomeados para o senado e os membros da ordem equestre, os cavaleiros, com uma fortuna superior a 400 mil sestércios, dedicavam-se ao comércio e ocupavam cargos intermédios na administração. Temos ainda os não privilegiados, de longe a maioria, que integrava a plebe urbana e rural, cidadãos, homens livres, que podiam ser pequenos proprietários de terras, camponeses, artesãos, pequenos comerciantes ou indigentes que viviam na dependência de famílias ricas ou mesmo do imperador e temos ainda os libertos, antigos escravos libertados cujos filhos adquiriam o direito de cidadania e eram livres, é claro, e os escravos que eram propriedade de um dono e eram considerados coisas.
A partir de 27 a. C surge uma nova forma de governo que sucede à República - o Império. O primeiro imperador é Octávio César Augusto e os imperadores têm poderes alargados - políticos, militares, financeiros, judiciais e religiosos e são divinizados após a morte.
Quanto à religião, os romanos são politeístas, numa próxima aula vamos ver a implantação do Cristianismo no império romano, adoram muitos deuses e têm até muita facilidade em incorporar cultos dos povos conquistados, dos gregos, dos egípcios, até dos persas. Os romanos praticam o culto doméstico dirigido pelo pater famílias, o culto público, dirigido por sacerdotes ou sacerdotisas, praticam a adivinhação através da observação das vísceras dos animais, faziam promessas e sacrifícios aos deuses.
A herança romana está bem presente ainda hoje na língua que falamos, o português, e que derivada do latim, assim como o francês, o romeno, o espanhol e o italiano, no direito de muitos países ocidentais que derivam do direito romano, nas técnicas construtivas que nos influenciaram até aos dias de hoje em que utilizamos elementos arquitetónicos usados pelos romanos como o arco de volta perfeita, a abóbada de berço e a  cúpula, está presente no urbanismo, na arte, no cristianismo, na numeração romana que ainda hoje é usada.

Deixo-vos o link para a apresentação em PowerPoint intitulada P - Sociedade, instituições políticas e religião e ainda para a ficha formativa que podeis resolver em N - Roma 2.

E deixo-vos ainda uns vídeos que complementarão, por certo, esta aula.
Os primeiros são fabulosas visitas virtuais a casas romanas. Não deixem de ver.











Um "take-away" pompeiano.



E deixo-vos ainda um segundo vídeo, curtinho, que nos mostra uma reconstrução virtual de Pompeia. Não percam!



E ainda uma reconstituição das Termas de Caracala.



E ainda o Coliseu de Roma em 3D.


Bom trabalho!

2 comentários:

  1. Parabens pelo fantastico trabalho. Obrigada! é uma ajuda enorme para os nossos filhos e uma mais valia para nós pais. Ilda RIbeiro

    ResponderEliminar
  2. Muitíssimo obrigada pelas suas palavras de incentivo ao meu trabalho que, não sendo muito habituais no nosso país, demonstram um carinho e um cuidado pelo outro, neste caso por mim que sou a autora/tratadora deste trabalho/blogue/página de recursos, que não deixo de registar e anotar.
    Enrosquei-me nas suas palavras. Gosto muito de me sentir útil à comunidade da qual faço parte integrante... é "defeito" meu, por certo!
    De resto, espero que o meu trabalho possa continuar a ter utilidade. Assim faz sentido a minha vida.
    Beijinho e votos de excelente fim-de-semana e de excelente trabalho para os seus filhos!

    ResponderEliminar