Todo o trabalho partilhado neste blogue pode ser visionado, consultado e utilizado, mas, por favor, não apague os créditos de um trabalho que é meu. E não plagie. O plágio é uma prática muito feia. Se entender contactar-me o meu e-mail é anabelapmatias@gmail.com
Agradeço aos autores dos vídeos a sua partilha, generosa, no Youtube. Sem esta partilha, as minhas postagens ficariam mais pobres.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

24ª Aula - O Cristianismo

24ª Aula - O Cristianismo

Sumário: Origem, princípios e difusão do Cristianismo. De religião perseguida a religião oficial do Império Romano.

A última aula sobre o Cristianismo versou sobre algumas matérias por vós já mais do que aprendidas na Catequese e nas aulas de EMRC.
De facto, quem não sabe que Jesus Cristo, filho de Maria e de Deus (para quem o reconhece como filho de Deus)nasceu em Belém, na província romana da Judeia, ao tempo do primeiro imperador de Roma, Octávio Augusto?
Quem não sabe que os Judeus, antigos Hebreus, monoteístas, aguardavam a vinda de um Messias que salvaria e engrandeceria Israel e o seu povo?
Quem não sabe que Jesus começou a pregar aos 30 anos uma mensagem original e revolucionária baseada no amor ao próximo, no perdão, na solidariedade e na caridade, na igualdade de todos os homens perante Deus, mensagem que Jesus dirigiu a toda a Humanidade? E que os dirigentes Judeus o encararam como um impostor, um agitador, tendo sido condenado, aos 33 anos, ao martírio e à morte por crucificação pelo Sinédrio, Grande Conselho Judaico, sentença confirmada pelo governador romano da província, Pôncio Pilatos?
Todos estes factos são conhecidos, até pelos inúmeros filmes que sobre esta temática foram sendo realizados ao longo dos tempos sobre um tema que, desde sempre, apaixonou os homens.

Talvez não saibais é que inicialmente o Cristianismo até foi aceite pelos romanos, num império profundamente politeísta e permissivo, mas que rapidamente passou a religião perseguida pelo facto dos seus princípios colidirem com princípios fundamentais romanos como o politeísmo e o culto ao imperador - os cristãos recusavam praticar outros cultos pois só prestavam culto a Deus - e colidirem com o fundamento da economia e sociedade romana, profundamente esclavagista, enquanto os cristãos defendiam a igualdade e o respeito entre todos os homens, sem exceção.
As perseguições aos cristãos foram, por vezes, ferozes destacando-se as perseguições movidas por Nero, Domiciano, Adriano e Diocleciano e muitos cristãos encontraram a morte nas arenas, por exemplo do emblemático Coliseu de Roma, em espetáculos sangrentos e violentos tão do agrado dos romanos e dos quais, ainda hoje, subsistem reminiscências desta violência nas touradas.
Durante séculos os cristãos, quais toupeiras, escavaram túneis e câmaras no subsolo, as catacumbas, onde praticavam o culto e sepultavam os seus mortos, segundo os rituais cristãos, longe dos olhares dos seus perseguidores.
Em 313, o imperador Constantino concedeu liberdade religiosa a todos os habitantes do império, através do Edicto de Milão, e os cristãos, depois de séculos de perseguições mais ou menos violentas, puderam finalmente abandonar os subterrâneos e praticar o culto à superfície. Evidentemente, só a partir desta data é que surge a arquitetura cristã com a edificação das primeiras igrejas e batistérios que até aí, por razões de segurança, eram inexistentes.
Em 380, o imperador Teodósio, através do Edicto de Tessalónica, impõe o cristianismo como a religião oficial do Império Romano.
O cristianismo vai influenciar profundamente a vida no período medieval, matéria que abordaremos já na próxima aula. Aliás, o cristianismo ainda hoje influência profundamente a nossa vida... lembrem-se das cerimónias religiosas da Páscoa...

Como de costume, podeis consultar a apresentação em PowerPoint na minha página de recursos, onde está partilhada com o nome - R - Cristianismo, apresentação que já foi reformulada para este ano letivo.

E agora, para vos ajudar a decifrar o cristianismo... uma excelente e empolgante série divulgada pelo canal Odisseia.






2 comentários:

  1. Muito bom. Ajudou-me a estudar!! Obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Fico sempre muito satisfeita por ver que este blogue é de utilidade para alguém.
    Votos de excelente trabalho!

    ResponderEliminar