Todo o trabalho partilhado neste blogue pode ser visionado, consultado e utilizado, mas, por favor, não apague os créditos de um trabalho que é meu. E não plagie. O plágio é uma prática muito feia. Se entender contactar-me o meu e-mail é anabelapmatias@gmail.com
Agradeço aos autores dos vídeos a sua partilha, generosa, no Youtube. Sem esta partilha, as minhas postagens ficariam mais pobres.

sábado, 28 de abril de 2012

26ª Aula - A Nova Vaga de Invasões

26ª Aula - A Nova Vaga de Invasões

Sumário: A segunda vaga de invasões: muçulmanos, normandos e húngaros.

Os árabes são originários da Península Arábica e era aí que viviam num território caracterizado por ser um enorme deserto, uma extensão do Sahara, ponteado aqui e ali por oásis. As tribos que aí habitavam, sem unidade política, eram maioritariamente nómadas, dedicando-se à criação de gado e ao comércio de produtos vindos do Oriente que faziam chegar às margens do Mediterrâneo através das rotas caravaneiras que atravessavam o deserto arábico de lés a lés. Nos oásis havia populações sedentárias que praticavam a agricultura e a criação de gado. Tinham em comum o facto de serem politeístas e adoravam forças da natureza, pedras, fontes, astros.
E foi neste contexto que nasceu Maomé, por volta do ano 570, na cidade de Meca, atualmente a primeira cidade santa do Islão, situada na Arábia Saudita. Maomé cresceu e dedicou-se ao comércio, entrando em contacto com as duas religiões reveladas por Deus - o Judaísmo e o Cristianismo - e, aos 40 anos, numa gruta do monte Hira, o anjo Gabriel revelou-lhe a palavra de Alá, Deus, que viria a ser transcrita para o Corão, livro sagrado para todos os muçulmanos e o livro equivalente à Bíblia para os Cristãos.
Maomé começou a pregar a nova religião mas o seu monoteísmo colidiu com o politeísmo praticado pelos árabes e, em 622, Maomé foge, por razões de segurança, de Meca para Medina, por este facto segunda cidade santa do Islão, igualmente na Arábia Saudita atual. Em árabe, hégira significa fuga e esta data que marca o tempo no calendário árabe sendo o equivalente ao nascimento de Cristo no nosso calendário. Mais tarde, Maomé ou Mohammed, regressa a Meca e após a sua morte os seus sucessores, os califas, vão continuar a pregar o islamismo, com grande êxito, já que esta religião, baseada em cinco pilares - na crença de um Deus único e em Maomé como profeta maior; na obrigatoriedade de rezar cinco vezes ao dia; em cumprir o jejum do mês do Ramadão; obrigação da caridade e da esmola aos necessitados e em cumprir a hadj, peregrinação a Meca, pelo menos uma vez na vida, vai-se expandir muito rapidamente até pelo desejo de espalhar a nova religião, a djihad ou guerra santa e pelo desejo de encontrar terras mais férteis do que as existentes na Península Arábica. Assim, os árabes muçulmanos vão-se expandindo para oriente e para ocidente e ocupam todo o Norte de África onde vão islamizar os povos berberes que aí habitavam.

 A segunda vaga de invasões que assolou a Europa do Sul, teve a origem no Norte de África, no ano de 711 . Os muçulmanos, comandados por Tarik, e a pedido de uma das fações visigodas que lutava pelo poder na Península Ibérica, invadiu-a e, perto do rio Guadalete, aconteceu o primeiro confronto entre o exército cristão e muçulmano na batalha que ficou conhecida pelo nome de Batalha de Guadalete, batalha esta ganha pelos muçulmanos. A progressão dos muçulmanos na Península Ibérica foi muito rápida, até porque o poder dos visigodos encontrava-se, à época, enfraquecido e fragmentado e os árabes chegam mesmo a penetrar no território dos Francos, atual França, onde foram travados, em 732, na Batalha de Poitiers, pelo exército franco liderado por Carlos Martel.

Entretanto, mais a Norte, a partir do século VIII e até ao século XI, atacavam os Normandos ou Vikings, originários da península da Escandinávia que atacavam preferencialmente as cidades costeiras no Norte da Europa semeando o pânico e a destruição.
A partir do século IX, povos oriundos da Ásia, os húngaros ou magiares, atacam vindos do leste e chegam a território franco espalhando por sua vez a destruição e a morte, contribuindo para o medo e sentimento de insegurança generalizado entre os europeus. Os húngaros vão acabar por se fixar junto ao rio Danúbio, na atual Hungria.
Esta nova vaga de invasões veio perturbar o equilíbrio, ainda muito instável e precário, dos novos reinos cristãos resultantes da primeira vaga de invasões bárbaras que destruiu o Império Romano do Ocidente originando uma fragmentação do poder político, visível ainda hoje, apesar da UE.

A apresentação em PowerPoint explorada em contexto de sala de aula já está reformulada e partilhada em T - O Novo Mapa da Europa - Invasões árabes, vikingues e húngaras.
Deixo-vos ainda dois vídeos síntese, por isso curtinhos, e ainda outro um pouco mais longo mas muitíssimo interessante sobre o Islamismo. Vejam-nos atentamente aproveitando, assim, para consolidar os conhecimentos adquiridos em contexto de sala de aula e aproveitando igualmente para consolidar conhecimentos de EMRC.
Deixo-vos ainda um vídeo sobre os Vikings. Não deixem de aprofundar os vossos conhecimentos sobre este povo guerreiro e lendário.
Podem e devem ainda realizar os questionários do vosso manual e já sabem, qualquer dúvida que surja... estou inteiramente disponível para os esclarecimentos devidos via face, mail, messenger... o que for.
Votos de excelente trabalho!








10 comentários:

  1. Não Acho que este site tenha muita informação necessária porque têm coisas que não são muito importantes...... Mas prontos ainda se aprende alguma coisa............

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas prontos?
      É mas pronto...
      O que disses-te não tem sentido.

      Eliminar
    2. Já agora... correção automática - o que disseste não tem sentido!
      Beijinhos, anónimo!

      Eliminar
  2. Acho que este site têm informações não muito interessantes ou necessárias.... Mas Prontos ainda se aprende alguma coisa..........

    ResponderEliminar
  3. A sério? Que contente me deixas por me permitires ensinar-te alguma coisa. Em primeiro lugar a escrever português. Tens de ter cuidado com as concordâncias. Porque se este blogue tem informações... assim é que é!... não muito interessantes nem necessárias... mas mesmo assim ainda te é útil e consegues aprender alguma coisa de História... de português pelos vistos também precisas de realizar algumas aprendizagens... olha, deixas-me feliz!
    Beijinhos e aparece sempre que desejares! :)

    ResponderEliminar
  4. eu acho este blogue muito interessante devido aos vídeos aqui expostos são muito interessantes e também devido ao texto eu acho que e muito interessante o que expôs aqui.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  5. De nada, anónimo de 1 de maio! Consulta-o sempre que entenderes ter utilidade!

    ResponderEliminar
  6. Quando acabou a segunda vaga de invasoes bárbaras ?

    ResponderEliminar
  7. Atenção que esta segunda vaga é da autoria de muçulmanos, vikings e magiares. Espero ter ajudado, anónimo.

    ResponderEliminar