Todo o trabalho partilhado neste blogue pode ser visionado, consultado e utilizado, mas, por favor, não apague os créditos de um trabalho que é meu. E não plagie. O plágio é uma prática muito feia. Se entender contactar-me o meu e-mail é anabelapmatias@gmail.com
Agradeço aos autores dos vídeos a sua partilha, generosa, no Youtube. Sem esta partilha, as minhas postagens ficariam mais pobres.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Portefólio - Apresentações

Alimento - Pão da Vida - França
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Portefólios - Apresentações 

As apresentações presenciais foram todas feitas durante a semana passada. Eu apresentei-me aos meus novos alunos integrados em três novas turmas de 7º ano, apresentei a disciplina e eles apresentaram-se a esta professora que lhes solicitou um portefólio arrumadinho e asseado que integrará várias secções entre as quais uma apresentação escrita sobre cada um deles/delas e uma apresentação da disciplina de História.
Hoje espreitei dois ou três, na sala de aula, enquanto os alunos faziam o teste de diagnóstico e gostei tanto do que li que lhes pedi para me enviarem os textos para o mail para publicação aqui no blogue.

Depois de ler alguns textos, garanto-vos: os alunos prometem!
 
Hoje publico os textos do M F. Saboreiem-nos.
 
"Olá! Convido quem está a ler isto, a descobrir o meu portefólio. Antes de mais, o meu nome é M***** e tenho 12 anos. Sou engraçado, amigável e a minha comida favorita é leitão à Bairrada. Os meus passatempos favoritos são estar no computador, andar de bicicleta, ver Tv e praticar desporto. Não posso dizer que a escola é chata, porque se o dissesse estaria a mentir. Até chegar aqui tive muito que percorrer, por isso, vamos dividir o tempo em duas partes: a.7 (antes do 7.ºano) e d.7 (depois do 7.ºano).

Tudo começou a 12 a.7 quando eu nasci no Hospital de S. Gonçalo com 3kg, no dia 1 de Agosto. A 11 a.7 todo o mundo assistiu ao maior acontecimento de sempre: os meus primeiros passos, quando eu estava de férias no Algarve. Alguns anos depois a 6 a.7 outro grande marco histórico: o meu primeiro contacto com um sistema de ensino, o 1.ºano.

Após quatro

E agora no ano 0 mais um desafio me espera, mas conto passar-lhe por cima como fiz com os outros.

Espero que o d.7 chegue depressa e que eu não tenha de repetir o ano 0, nem outros. Alguns anos d.7 gostaria de seguir um curso científico e vingar nessa área.

E É ASSIM QUE EU SOU!!!!!!!!!!!!!!!"

E agora aqui vos deixo a apresentação da disciplina de História realizada pelo mesmo aluno:


"Olá! Estou aqui para vos falar de História. A História é muito importante pois é fundamental sabermos mais sobre o nosso passado. No 7ºano, a História, tal como em outros anos, continua a ser interessante. Para melhor estudar a evolução da Humanidade os historiadores dividiram a História nos seguintes períodos: Pré-história, antiguidade, idade media, idade moderna, idade contemporânea. Para estudar o passado os historiadores precisam de ler, ver, investigar e interpretar os vestígios ou restos que deixaram os homens. Os historiadores usam muitos tipos de fontes para desvendar o passado. Para situar no tempo os factos os historiadores agrupam o tempo em anos, séculos etc...
      Este ano vou estudar três períodos da história: a pré-história, a antiguidade e a idade media. A aprendizagem destes três períodos vai dar-me conhecimentos sobre a vida de povos e sociedades de várias épocas: as atividades económicas, grupos sociais, tipos de governo, crenças religiosas, manifestações religiosas e artísticas. A par destes conhecimentos vou adquirir e desenvolver capacidades específicas de História.  
      É importante conhecer o nosso passado para sabermos como vai ser o nosso futuro."
 
Nota 1 - A Escola está para o nosso espírito, como o pão está para o nosso corpo...

Nota 2 - Desejo a todos quantos por aqui passarem um excelente ano escolar.

3 comentários:

  1. Obrigada pela tua pegadinha, minha querida Pompeia!
    Os alunos continuam a ser o melhor da Escola.
    Beijo grande e votos de excelente ano lectivo!

    ResponderEliminar
  2. Perfeito M****** és o melhor....

    ResponderEliminar