Todo o trabalho partilhado neste blogue pode ser visionado, consultado e utilizado, mas, por favor, não apague os créditos de um trabalho que é meu. E não plagie. O plágio é uma prática muito feia. Se entender contactar-me o meu e-mail é anabelapmatias@gmail.com
Agradeço aos autores dos vídeos a sua partilha, generosa, no Youtube. Sem esta partilha, as minhas postagens ficariam mais pobres.

sábado, 15 de outubro de 2011

7.ª Aula - O Neolítico

O Crescente Fértil
Desenho de Cláudia Queirós

7.ª Aula - O Neolítico

Sumário: O Neolítico. O surgimento das primeiras sociedades produtoras e a sedentarização. O aumento da população, a acumulação de riqueza e a diferenciação social. Comparação entre os modos de vida do Paleolítico e do Neolítico.

Metas Curriculares

. Domínio

Das sociedades recoletoras às primeiras sociedades civilizações

Subdomínio

Das sociedades recoletoras às primeiras sociedades produtoras

Objetivo

4. Compreender e comparar as sociedades produtoras com as sociedades recoletoras

. Descritores de Desempenho

4.1  Definir "Neolítico".
4.2  Salientar a importância das regiões temperadas para o surgimento da economia de produção (agricultura de sequeiro e domesticação de animais).
4.3 Relacionar a economia de produção com a sedentarização (Revolução Neolítica).
4.4 Relacionar a Revolução Neolítica com o aumento da população, com a acumulação de riqueza, com o surgimento da propriedade privada e com a diferenciação social.
4.5 Integrar as novas atividades artesanais nas necessidades da economia de produção e das sociedades sedentárias.
4.6 Comparar os modos de vida do paleolítico e do neolítico.

. Aprendizagens essenciais - O aluno deve ficar capaz de:

AE5 - Compreender como se deu a passagem de um modo de vida recoletor para um modo de vida produtor

. Situação problema

A Revolução Neolítica determinou o modo de vida sedentário e produtor a partir do Neolítico e até à atualidade?

. Questões orientadoras

. O que é o Crescente Fértil, onde se localiza e qual a sua importância?
. O que é uma economia produtora?
. O que é um modo de vida sedentário?
. O que entendes por “Revolução Neolítica”?

. Palavras-Chave 

Neolítico; Crescente Fértil; economia de produção; sedentarização; Revolução Neolítica

Caros alunos,

conforme prometido, deixo-vos a minha apresentação em PowerPoint, já explorada em contexto de sala de aula, intitulada E-O Neolítico.
Estamos agora a estudar mais um período fascinante da nossa história coletiva, um período muitíssimo importante que terá consequências duradouras no nosso estilo de vida, bem visíveis até hoje. Daí aplicarmos, a este período, o termo Revolução Neolítica pois as mudanças não são ligeiras mas, pelo contrário, são drásticas. As mudanças acontecem agora a um ritmo mais acelerado, por comparação ao período anterior, o homem inventa a agricultura, a domesticação e a criação de animais, o homem passa a produtor, sedentariza-se e surgem os primeiros aldeamentos, inventa uma outra técnica de trabalho da pedra, a pedra polida, os instrumentos diversificam-se, surge a olaria, a cestaria, a tecelagem, a moagem, a roda... pensem só que sem esta invenção tão "simples" hoje não teríamos relógios, computadores, telemóveis, aviões, bicicletas...
Tudo isto acontece por volta de 10 000 a 8 000 a.C., numa zona a que se convencionou chamar Crescente Fértil, porque tem a forma da lua em quarto crescente e é fértil.
O Crescente Fértil engloba a região dos grandes rios Nilo, no Egito, e ainda o Eufrates e o Tigre, no atual Iraque, região berço de civilizações. Na origem desta revolução Neolítica temos, mais uma vez, alterações climáticas: o clima aquece e isso provoca alterações na fauna e na flora, como está explicado no esquema que analisámos na aula.
Não se esqueçam da diferenciação social que todas estas alterações provocam porque surgem agricultores, pastores, oleiros, cesteiros... a vida em sociedade torna-se mais complexa, surgem os líderes políticos e religiosos destas comunidades que, com o tempo, estarão na origem das primeiras cidades.
Como sempre disponibilizo-vos uma ficha formativa desta vez chamada E - O Neolítico. Façam-na, já sabem que é importante estimular o nosso cérebro com desafios quotidianos. E, claro, não se esqueçam de fazer os TPC.

E para complementar a informação deixo-vos uns vídeos muito interessantes, pesquisados no Youtube, está tudo no Youtube, o bom e o mau... e compete-nos fazer uma seleção criteriosa do que nos interessa... e eu sei que estes vídeos serão do vosso agrado.
Até à aula nove!

O Neolítico - (Português - 4:08)

O Neolítico - agricultura e sedentarização (Espanhol - 1:44:59)

O Neolítico - agricultura e sedentarização (Espanhol - 1:24)

Çatal Huyuk (Espanhol - 2:28)

Revolução Agrícola (Português - 3:55)

Nota 1 - Aula revista no ano letivo de 2014/2015, atendendo às metas curriculares introduzidas pelo MEC.

Nota 2 - Aula revista no ano letivo de 2019/2020 e adaptada atendendo às aprendizagens essenciais definidas pelo ME.

5 comentários:

  1. Parabéns, Anabela, pelo excelente trabalho.
    Assim, a História tem mais encanto!
    Continua, pf!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, meu querido Domingos! Vindo de ti, meu colega de História, o teu apoio tem um gosto especialmente saboroso, principalmente nas circunstâncias atuais, em que vivo um clima de guerrilha infligido por quem me deveria defender e defender o meu trabalho.
    Enfim, cada um ficará com os seus atos.
    Eu não desisto do trabalho que amo. Não baixo os braços. Não baixo a guarda.
    Engraçado... hoje aos postar no Anabela Magalhães falei em ti... eheheh... ora vai lá espreitar.
    Beijocas, Domingos!

    ResponderEliminar
  3. professora sei que não a conheço mas também eu sou aluno, não da escola que trabalha eu sei mas os alunos não devem ter fronteiras, eu estou estudando para a prova de Historia Geral toda matéria e vi que no seu blogue existem explicaçoes que me ajudou a ver a historia com outros olhos mais compreensivos. Mas agora tenho um problema ou seja devido a senha posta no power point nao consigo ver a matéria para poder estudar com mais firmeza com compreensão, por favor professora me ajude com a matéria dando a senha sei que é pedir demais mas por favor me ajude.

    ResponderEliminar
  4. professora sei que não a conheço mas também eu sou aluno, não da escola que trabalha eu sei mas os alunos não devem ter fronteiras, eu estou estudando para a prova de Historia Geral toda matéria e vi que no seu blogue existem explicaçoes que me ajudou a ver a historia com outros olhos mais compreensivos. Mas agora tenho um problema ou seja devido a senha posta no power point nao consigo ver a matéria para poder estudar com mais firmeza com compreensão, por favor professora me ajude com a matéria dando a senha sei que é pedir demais mas por favor me ajude.

    ResponderEliminar
  5. Tonny Freitas, obrigada antes de mais! Quanto à palavra passe, não precisa dela para nada pois basta abrir na opção "só de leitura"!

    ResponderEliminar