Todo o trabalho partilhado neste blogue pode ser visionado, consultado e utilizado, mas, por favor, não apague os créditos de um trabalho que é meu. E não plagie. O plágio é uma prática muito feia. Se entender contactar-me o meu e-mail é anabelapmatias@gmail.com
Agradeço aos autores dos vídeos a sua partilha, generosa, no Youtube. Sem esta partilha, as minhas postagens ficariam mais pobres.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Ainda a Aula Três - Complemento - Desafio


Desenho de Fabiana Queirós - Clube História em Movimento
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Ainda a Aula Três - Complemento - Desafio

Aqui vos deixo o belíssimo desenho realizado por uma colega vossa, sócia do Clube de História, durante o ano letivo transato e que já tiveram oportunidade de observar em contexto de sala de aula.
O desafio é fazerem um pequenino texto inspirado nele, escorreito, com 5/6 linhas, adivinhando as sete palavras/expressões que estão por detrás...
Eu bem sei que gostariam de o voltar ao contrário... eheheh... mas não podem. Só na próxima aula!
Votos de excelente trabalho. Na próxima aula veremos o resultado deste desafio!

8 comentários:

  1. Como parece uma imagem do Holoceno, eu dissertaria sobre o Aquecimento Global da altura! Altura em que as temperaturas foram claramente superiores às actuais, e que permitiram grandes avanços civilizacionais!

    Acho que os Profs de História deveriam desmistificar estes cientistas fraudulentos do Aquecimento Global. Aqueles cientistas americanos, para quem a história começou há pouco mais de 200 anos...

    Ecotretas

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, é um excelente blog, com conteúdo didatico,que permite aferir o perfil de desempenho da sua autora.
    Faço votos para que os teus alunos, ou outros alunos que por aqui passem, saibam aproveitar mais este recurso digital.
    Um bom ano letivo.
    Flora

    ResponderEliminar
  3. Boa noite EcoTretas!
    Sê bem vindo a esta minha casa de trabalho! A dissertação, disfarçada de jogo, dos meus alunos será sobre a matéria que abordámos nas últimas aulas. Assim o espero... não posso dar pistas.
    Quanto ao nós desmistificarmos essas "patranhas"... como, se nós nem temos tempo para nos coçarmos com um programa extensíssimo que o MEC mantém, completamente desadequado a um tempo semanal de 90 minutos?

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Flora, pelas tuas palavras que finalmente aqui me chegam depois de andar às aranhas com esta caixa de comentários!
    Excelente ano!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Pois, como a compreendo! Aposto que desapareceram todas as referências a porque floresceram as civilizações antigas. Não convém que a verdade seja conhecida...
    Sou um grande amante da História, porque o passado nos permite compreender melhor o presente, e prever o futuro...

    Parabéns,
    Ecotretas

    ResponderEliminar
  6. A leccionação da História é hoje um drama, com as matérias leccionadas a correr, a correr, porque há um programa que temos de cumprir... chega um feriado o drama intensifica-se, uma visita de estudo, nem se fala, e assim estamos há anops sem que o ME/MEC resolva mexer no assunto. Quanto aos períodos de aquecimento e arrefecimento, eu lá lhes vou falando como isso mudou/muda as nossas vidas e induz alterações, por vezes drásticas, na história da humanidade. O Planeta é um "Ser Vivo", não é? Connosco cá dentro. Concordas?

    ResponderEliminar
  7. És uma inspiração! Parabéns, parabéns, parabéns!
    E como se faz a gente seguidora cá do sítio?


    Pois, pois, como seria bom, mais vezes, travar a fundo e fazer a ponte entre a sala de aula e o mundo lá fora.

    ResponderEliminar
  8. Que saboroso foi ver-te chegar aqui guiada apenas pelo teu olfacto, Elsa D! E como te agradeço estas palavras carinhosas que aqui me deixas num dia especialmente triste para mim...
    Beijinhos, Linda, sei que me seguirás os passos também por aqui e saber-me acompanhada por ti é reconfortante.
    Para a frente é o caminho! Nos vamos... eheheh...

    ResponderEliminar