Todo o trabalho partilhado neste blogue pode ser visionado, consultado e utilizado, mas, por favor, não apague os créditos de um trabalho que é meu. E não plagie. O plágio é uma prática muito feia. Se entender contactar-me o meu e-mail é anabelapmatias@gmail.com
Agradeço aos autores dos vídeos a sua partilha, generosa, no Youtube. Sem esta partilha, as minhas postagens ficariam mais pobres.

sábado, 5 de novembro de 2011

8ª Aula - A Religião no Egito

8ª Aula - A Religião no Egito

Sumário: A religião no Egito: o politeísmo. A crença na imortalidade e a mumificação.

Na última aula falámos do politeísmo no antigo Egito, ou seja, na crença e no culto praticado pelos egípcios a muitos deuses quer fossem de âmbito nacional, regional e/ou local. Aprendemos o nome de alguns, como Osíris, o deus dos mortos; Anúbis, o deus da mumificação; Hórus, o deus protetor dos faraós e da ressureição; Hathor, a deusa do amor; Ísis a deusa da fertilidade, voltaremos a falar dela quando estudarmos os romanos, e Amon-Ré ou Rá, o deus sol... isto só para falarmos de uns quantos mais conhecidos. E ficaram a saber que os deuses se representavam de três formas - forma completamente humana, forma completamente animal e mista, ou seja, parte animal, parte humana.
Falámos também do breve período em que aos egípcios foi imposta uma religião monoteísta, durante o reinado de Amenófis IV em que este faraó impôs um único culto, a Áton, chegando a mudar o seu nome para Akenaton, ou aquele que venera Áton. Foi o primeiro episódio de monoteísmo e decididamente os egípcios ainda não estavam preparados para tal. Quando o faraó morreu, o Egito mergulhou, de novo, no politeísmo.
Depois falámos da crença na vida para além da morte e que essa outra vida, eterna, tinha ainda a particularidade de ser exatamente igual a esta, daí que os egípcios procedessem à mumificação dos corpos e fossem sepultados com todos os seus haveres: peças de mobiliário, calçado, vestuário... sendo os túmulos tanto mais ricos em recheio quanto mais importante era o estatuto e riqueza da pessoa sepultada. Claro que a maioria da população era apenas sepultada no deserto, onde, curiosamente, muitos corpos sofreram um processo de mumificação natural.
Abstenho-me de repetir os pormenores do processo de mumificação, por certo já os sabeis na ponta da língua, e terminarei este brevíssimo resumo relembrando apenas que os egípcios conheciam bastante bem a anatomia humana, desenvolveram imenso a medicina, praticavam mesmo algumas cirurgias e também desenvolveram bastante a farmácia.
Relembro que os egípcios acreditavam que depois da morte compareciam no Tribunal de Osíris para o julgamento final e que, durante este julgamento, o coração, "alma" do defunto, era pesado e deveria pesar menos do que uma pluma para o falecido poder aceder à vida eterna.
Deixo-vos a apresentação em PowerPoint, da minha autoria, já explorada em contexto de sala de aula, chamada H - A religião no Egito. Como já é habitual também vos deixo uma ficha formativa que podeis e deveis fazer e que vos servirá para testar os conhecimentos adquiridos sobre a matéria e que podeis encontrar com o nome G - O Egito.
Deixo-vos ainda alguns vídeos interessantes que complementam assuntos abordados nesta aula.

O "Antigo Egito", da série "Grandes Civilizações.



O hipogeu de Tutancámon.



Múmias egípcias... espero que não se  impressionem.



Ainda sobre o mesmo tema...



E mais um pequeno filme sobre o processo de mumificação. Espero que do vosso agrado.


4 comentários:

  1. hehe ja vi isto na aula e o resto aqui

    ResponderEliminar
  2. Eheheh...fico contente por te teres preocupado em ver os vídeos... interessantes, não?

    ResponderEliminar
  3. Olá, Sou uma mãe que procuro recursos interessantes para os meus filhos visualizarem. Aqui encontrei excelentes. Obrigada pela partilha e parabéns por todo o trabalho apresentado.

    ResponderEliminar
  4. Muitíssimo obrigada, Isabel, por aqui deixar as suas generosas palavras de incentivo a um trabalho, o meu, que nem sempre é bem entendido.
    Problemas de quem procura fazer o melhor, num Portugal quantas vezes mesquinho.
    Agradeço-lhe muito e espero que o meu trabalho possa ser útil aos seus filhos.
    Bom trabalho para eles.
    Beijinhos e fiquem bem.

    ResponderEliminar