Todo o trabalho partilhado neste blogue pode ser visionado, consultado e utilizado, mas, por favor, não apague os créditos de um trabalho que é meu. E não plagie. O plágio é uma prática muito feia. Se entender contactar-me o meu e-mail é anabelapmatias@gmail.com
Agradeço aos autores dos vídeos a sua partilha, generosa, no Youtube. Sem esta partilha, as minhas postagens ficariam mais pobres.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Bons Conselhos

Bons Conselhos

Meus caros alunos e alunas

A arte no Egito - pintura, escultura e arquitetura - foi/é a última matéria que vos lecionei/lecionarei e que sairá no teste de avaliação que fareis em breve. Aconselho-vos a não deixarem a sua preparação para a véspera, aconselho-vos a fazerem uma preparação com calma e com tempo. Leiam a matéria no livro, quem gosta de estudar a escrever deverá fazer resumos da matéria só com os tópicos importantes que devereis saber, quem gosta de estudar a fazer esquemas deverá fazê-los, revejam as apresentações em PowerPoint, relembrem-se das aulas, testem os vossos conhecimentos quer através da realização das fichas formativas que para vós fiz, quer através dos exercícios que constam no vosso manual e no caderno de atividades.
Já sabeis que estou sempre disponível para vos esclarecer qualquer dúvida que surja, dentro e fora da sala de aula. Sabeis o meu e-mail, podeis também enviar-me qualquer dúvida para o chat do facebook. Quer eu me encontre on-line ou off-line, por certo não deixarei de dar resposta às dúvidas que me colocareis. Temos de nos organizar e temos de aproveitar tudo o que as novas tecnologias podem fazer por nós e temos, impreterivelmente, de as colocar ao nosso serviço, não concordais?
A matéria, sobre a qual incidirá o teste de avaliação, é belíssima - começámos pela hominização e pelas conquistas dos primeiros hominídeos, a bipedia e a verticalidade, o fabrico de instrumentos, a conquista do fogo, o sepultamento dos mortos e chegámos ao Homo sapiens sapiens, ou seja a nós, acompanhámos as suas fabulosas conquistas, a arte ainda no Paleolítico e depois as inúmeras conquistas alcançadas durante Neolítico, a descoberta da agricultura, da domesticação dos animais, da criação de gado, da cestaria, da olaria, da tecelagem, da pedra polida, da roda... e eis-nos no Egito, a revisitar uma das civilizações pré-clássicas mais interessantes de toda a região do Crescente Fértil.
Estudem. Não se esqueçam do que eu vos disse - durante a preparação das aulas a bola está do meu lado e é minha obrigação fazer o melhor que posso e sei para vos tornar a matéria o mais interessante e aliciante possível. O que faço. Depois passo a bola para o vosso lado... e tereis agora de me retribuir com dedicação, esforço, trabalho afincado e honesto.
Quero corrigir testes que me encham de alegria. Não quero mais, não quero menos. E em vez de vos desejar sorte, desejo-vos um excelente trabalho.
Fiquem bem.

2 comentários:

  1. Ora aqui temos mais um blog! Um blog útil, bem estruturado, pensado e com as melhores das intenções.
    Aos alunos que estão a começar este novo ciclo, deixo como sugestão que aproveitem ao máximo tudo o que vos é fornecido… Sei que nem sempre é fácil desligarmo-nos de tudo o que nos rodeia e diverte para nos dedicarmos ao que na realidade é a nossa função, estudar. Lembrem-se acima de tudo que estudam para a vosso bem e não para o dos professores e dos vossos pais, é o que por vezes nós (alunos) pensamos.
    Em relação a este fantástico blog, que, quem me dera a mim ter um ao alcance quando recebi a agradável notícia que iria ter teste intermédio a todas as disciplinas com matéria de 7º, 8º e 9ºano. Tínhamos os livros, mas ter um blog com a matéria toda condensada é muito melhor! Apesar de não ter um blog, recebi a melhor preparação. Aproveitem-no e sirvam-se dele como uma fonte super útil de ajuda.
    Valorizem o trabalho da Professo Anabela que faz isto para vosso (nosso) bem. A professora é fantástica não é? Eu sei que é.
    Façam o vosso melhor!

    ResponderEliminar
  2. Ora viva menino Gabriel! Bons olhos te vejam por aqui!Bem que tinhas dito que passavas por aqui e cumpriste deixando rasto... eheheh...
    Espero que os teus coleguinhas mais novitos leiam as tuas palavras de estudante mais amadurecido, agora no 10º ano de escolaridade.
    É certo que eu procuro dar o máximo na minha profissão e acho que vós, meus alunos, reparais nisso e guardareis essa característica minha na vossa memória. Como faço o máximo, espero o máximo... o que nem sempre acontece, como tu muito bem sabes. Um professor não faz milagres sozinho. Um professor precisa do esforço dos seus alunos porque nesta vida não há refeições grátis... pois não?
    Obrigada pelas tuas palavras, Gabriel. Desejo-te as maiores felicidades nesta tua nova etapa de estudante do secundário. E vai-me dando novas... tu bem sabes como eu gosto de continuar a saber da vossa vida... eheheh...
    Beijinhos e fica bem.

    ResponderEliminar